Autor francês de banda desenhada André Juillard morreu aos 76 anos
André Julliard "soube incutir no seu traço uma verdadeira personalidade, uma forma de elegância aliada a uma clareza exemplar. [...] O notável domínio do desenho, através da banda desenhada, teve uma verdadeira influência sobre numerosos desenhadores, tornando-se, a contragosto, líder de uma 'escola'", escreveu a editora.
Nascido em Paris em junho de 1948, André Juillard estudou na Escola de Artes Decorativas de Paris e iniciou a carreira nos anos 1970, como ilustrador na publicação juvenil Formule 1.
Entre as primeiras obras publicadas contam-se a série histórica "Bohémond de Saint-Gilles", com o argumentista Claude Verrine, publicada naquela revista, e "Les Cathares", com Didier Convard.
Emblemáticas foram também as séries, que tiveram edição portuguesa, "Máscara Vermelha", "As sete vidas do Gavião", com argumentos de Patrick Cothias e Jean Olivier, e a continuação de "Blake & Mortimer", criada pelo belga Edgar P. Jacobs.
Em 1995, André Juillard venceu o prémio de melhor álbum francês do Festival de Banda Desenhada de Angoulême com "Le Cahier Bleu", e no ano seguinte recebeu um prémio daquela cidade francesa.
A editora Dargaud lembra que, na banda desenhada, André Juillard "reconstruiu incansavelmente a pequena e a grande História".